domingo, 24 de julho de 2011

REMOVENDO MONTANHAS


   Ouço constantemente em qualquer bate-papo, conversa entre amigos, a crítica sobre os rumos que toma nosso mundo. O terrível aumento da violência, com os assaltos, agressões, latrocínios. No mundo, as guerras levadas pelos interesses econômicos e pelas crenças religiosas.  Rufam os tambores e lá se vão os jovens convencidos que combaterão em nome de uma boa causa, entregar sua vida em troca de uma medalha de lata.  Outros, em piores circunstâncias recebem a promessa do céu que aos aiatolás não interessa, preferindo continuar vivendo aqui na terra mesmo.
   Todas as mazelas do mundo, que nos tempos idos eram menores, pura e simplesmente porque o mundo também era menor, hoje estão ampliadas e expostas, pelo mesmo fato de que a humanidade se multiplicou, enquanto a informação se tornou instantânea.  
_______________________________________________________
A fé remove montanhas. E eu que acreditava que eram os tratores que removiam montanhas.  A fé edifica montanhas.  Montanhas de dinheiro.”
__________________________________________________

   Ligo a televisão. Tomo assento confortavelmente, acreditando que, entre cento e tantos canais vou encontrar alguma coisa interessante.   Nada.   Algumas propagandas e muitas igrejas.  Pregadores, pastores e mais pastores. 
   Ao passar por diversos canais, topo com uma cara conhecida.  Infalivelmente, sempre que ligo a televisão, topo com esse cara. Um senhor forte, alto, de fala mansa, sempre abraçado com algum fiel (certamente contratado por ele mesmo) pedindo para que o mesmo levante os braços, suba uma escada, ou tome uma atitude qualquer. Ele dizia: - “Vejam senhores, este ancião nem se levantava da cama. - Vejam senhores é um milagre”.  E o nome do Senhor é usado e abusado, como se aquele sujeito fosse o único procurador de “Deus” na terra.
   E daí? Porque tenho eu que contestar essas aberrações. O ser humano quer acreditar.  A fé remove montanhas. E eu que acreditava que eram os tratores que removiam montanhas.  A fé edifica montanhas.  Montanhas de dinheiro.  E os procuradores de “Deus”, constroem palácios, adquirem carros importados, jatinhos e jatões, enquanto a plebe se dispersa das igrejas, molhados pela chuva da noite, castigados pelo frio e quando chegam em casa,  vão dormir com um copo de água, quando têm água em casa.
   O MEDO.  Como se revoltar se o castigo é enorme? Como contrariar as lavagens cerebrais sofridas constantemente? Como analisar friamente os fatos?
__________________________________
Saulo Ferreira da Silva

4 comentários:

Mirna disse...

Saulo,
Estamos fadados ao bombardeio diário da mídia que retrata as mazelas e as misérias nacionais e internacionais. O grande problema é que diante deste país e deste mundo tão caótico o indivíduo padece na confusão, manifestando sintomas, como o estresse, vazio, ansiedade excessiva, depressão, sentimentos de frustração e impotência, distúrbios psicossomáticos, entre outros. Uma pequena parcela procura ajuda psicológica, mas a grande maioria procura a religião. Por que? Como dizem os pastores, Deus é o grande Pai e vai prover cada pessoa em sua necessidade. Ou melhor, vai dar proteção, amparo, emprego, dinheiro, carro, geladeira, casa, cura de toda doença e de todos os males, etc, etc... É uma população passiva, obediente e cordata, cuja vida afetiva é destruída, ocorrendo o encolhimento do corpo e da alma. Enquanto isso, os pastores enchem os seus bolsos, a mídia fatura e o governo se livra de suas responsabilidades. Penso eu!! O tema é ótimo para um debate, sabia?!

José Aclides Gaspar disse...

Também Saulo, tenho essa visão das montanhas das igrejas, montanhas de dinheiro, mas a contrapartida cade? A ação social, ajuda aos necessitados, buscar o próximo nas necessidades, produzir amor, amizades... só vejo produzir milagres...(muitas vezes fabricados)... penso onde chegaremos... e vejo que a nossa geração consegue chegar a algum lugar e mais novas muitos caem no "BOM EXEMPLO" do cantores como Ami Winehouse, onde a droga e álcool lhe roubou a vida.
Vejo muitos jovens em busca desse mesmo deus do álcool, da droga e seu lá quais outros. Nossos jovens estão a cada dia mais desamparados por aqueles que deveriam dar o exemplo...
Álcool, droga, sexo sem responsabilidade, coisas que estão em moda com os jovens e matando de forma indiscriminadamente e sem piedade.
cade a igreja para orientar o rebanho... seja católica ou evangélica muito pouco fazem pelo jovem... muito pouco... sinto pesar dessa situação...

Saulo Ferreira disse...

Mirna,
a idéia desse blog é exatamente essa, passar uma visão pessoal sobre determinados assuntos e receber a opinião dos leitores, formando assim o necessário debate. Obrigado por sua contribuição e continue partipando

Saulo Ferreira disse...

José Gaspar,
pelo jeito nossas idéias se coadunam. Mas não se acanhe em opinar quando não concordar com algo que for postado aqui. A função é exatamente fomentar o debate. Obrigado por sua contribuição e continue participando sempre que puder.