domingo, 29 de abril de 2012

DIAS DE LUTA


  Yessss! Chegou o Dia do Trabalho. Desculpem-me a piadinha gasta, mas vamos lá ficar à toa. Pelo menos nesse bissexto 2012, teremos no Primeiro de Maio, mais um daqueles feriadões que o brasileiro tanto gosta.

  E não é só aqui não, o dia do trabalho é tido como um dos maiores feriados do mundo, já que, por não ter qualquer viés religioso, praticamente todo mundo o tem, variando apenas, aqui e ali, na data. E não sei se todo mundo sabe, passou a ser comemorado depois que alguns trabalhadores que organizaram uma manifestação pela redução da carga horária foram presos e executados em Chicago, ainda no século 19.

  A partir de então, o dia do trabalho ou do trabalhador, como queiram, passou a ser um dia marcado tanto por manifestações dos movimentos trabalhistas e sindicatos, como dia de luta e reinvindicações e pelos governos como uma ótima data para uma demagogiazinha.

  E agora, pelo jeito, no Brasil só sobrou o feriadão mesmo. Não que os salários e condições de trabalho tenham magicamente atingido um status de perfeição. A coisa melhorou bastante, mas ainda não dá para falar que não temos mais problemas nessa área. É que, na maior “república sindical” do planeta, quase todos os “cumpanhero” protagonistas das gigantescas manifestações dos primeiros de maio de tempos atrás, estão agora nos governos federal, estaduais ou municipais.

 A quem atacar agora? Aqueles que empunhavam os megafones, com suas vozes rascantes e dificultosos plurais, agora frequentam o “gran monde”, como diria Cazuza. E como aprenderam rápido, não? Uma coisa é certa: aqueles discursos proféticos de outrora de que tudo ia melhorar, realmente se concretizaram. Pelo menos para aqueles então discursantes que hoje recebem até 15º. salário e usufruem das benesses do poder. Sobrou o feriadão. Vamos usufruir. É isso aí.


Um comentário:

Unknown disse...

E tem político que no Dia do Trabalho quer matar 2 coelhos com uma paulada só: http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4410045-EI15315,00-No+Dia+do+Trabalho+Serra+participa+de+Encontro+Evangelico.html