domingo, 11 de dezembro de 2011

QUEM TEM BOCA...

   Tenho dito desde que comecei esse blog que uma das principais intenções é estimular o debate sobre assuntos relevantes. Também sempre peço sugestões. Está aí. O amigo Edson Perino escreveu, assinou e eu publico.
 
Rodobanha - Descaso total

Há mais de  10 anos,  em função das minhas atividades profissionais,  divido minha rotina entre Bandeirantes PR e Assis e   um dos meus hobbies preferido é a caminhada, mas ultimamente aqui em Assis, principalmente na Rodobanha,  está cada vez mais difícil. Em Bandeirantes e outras cidades do Paraná, com menor número de habitantes que Assis, existem locais próprios para a caminhada e o principal é que o pedestre é respeitado.
Foi aprovado na Câmara  Municipal de Assis, em novembro de 2007,  o requerimento 352/2007, que solicita melhorias nas vias públicas próximo ao Hipermercado Amigão, que seriam referentes à iluminação, lombadas, faixas de segurança, enfim, melhorias para que aquela região não continue sendo utilizada como pista de corridas para alguns motoristas  e motoqueiros que não respeitam o pedestre, que muitas vezes não tem opção de caminhar, a lazer ou indo para seu trabalho, pois não existem sequer calçadas e nos locais onde elas foram feitas, estão tomados pelo mato em total abandono.  Nestas avenidas, não existe sequer nenhuma placa de sinalização de velocidade mínima permitida ou mesmo faixas pintadas.
Tenho todos os documentos referente à esse requerimento, onde em alguns, a prefeitura se compromete à iniciar as melhorias mas ficou somente no papel. Já procurei alguns vereadores e também o Ministério Público, mas simplesmente não tive nenhum retorno.
A TV COM, canal 22, de Assis, fez uma matéria abordando este tema e seria oportuno os vereadores e demais lideranças de Assis  iniciarem  visitas nos locais “polêmicos”, para  que possam sentir na pratica os anseios da população que os elegeram, apesar que tínhamos vereadores que moravam próximo ao Hipermercado Amigão e também outros que faziam e fazem suas caminhadas na “Rodobanha” mas mesmo assim não tiveram nenhuma iniciativa para propor  ou mesmo apoiar  alguma proposta  de melhorias.
Aproveito para sugerir à Prefeitura Municipal de Assis que seja realizada uma fiscalização mais rígida com relação aos terrenos vazios pois o descaso dos proprietários em relação à conservação e limpeza é um desrespeito aos pedestres e principalmente aos vizinhos destes terrenos.  A multa seria uma excelente alternativa pois “mexer no bolso” sempre incomoda. Seria oportuno também a instalação de placas de velocidade mínima e a colocação de radares móveis, pois com certeza, vai "ser uma atrás da outra".
Deixamos aqui o "desafio" para algum vereador ou político para colocar em pratica o requerimento 352/2007 e eu me coloco desde já à disposição para colaborar. 


Edson Perino - edsonperino@yahoo.com.br

10 comentários:

Anônimo disse...

Caro Saulo: você está manerando muito as criticas a essa administração municipal fajuta. Observe melhor.
Suba a noite a Avenida Rui Barbosa e tente achar os semafaros. Ha, ha, ha.. é gozaçaão. As luminárias coloridas dos enfeites de natal em azul e amarelo se confundem com os farois em uma salada colorida. Realmente a administração municipal resolveu gozar os municipes. A principio gastou os tubos para instaurar o caos no trânsito da cidade de Assis. Criticada pela maioria absoluta dos cidadãos, resolveu gozá-los misturando os semáfaros com os enfeites de Natal. Cara, não dá. Vou me embora pra Passárgada pois lá sou amigo do Rei.

Roberto de Almeida Floeter disse...

Infelizmente o Sr.Edson Perino mostra aquilo que já sabemos desta administração, que a mesma não tem gestão, sua secret. de planejamento e obras não funciona, nada é planejado e executado,mesmo a despeito de existerem leis que, por exemplo determina a obrigatoriedade da construção de calçadas com pisos pavimentados e seguros aos pedestres.A administração tão tem funcionários? Não tem vontade? Onde são gastos seus recursos? E os vereadores, cuja maioria, alinhada e aliada ao prefeito, ficam fazendo de conta que não estão sabendo, pintando um "quadro maravilhoso"? Sinto muito mas, o que TRAVA Assi? OMISSÃO?INCOMPETÊNCIA?Tudo é lento, demorado de se resolver, olhem alguns estragos que as últimas chuvas fizeram, ficam meses para ter soluções (algumas simples), quem responde por tudo isto? CADÊ O PREFEITO? Alguém ouviu uma explicação do mesmo, alguém viu o mesmo? Na verdade Assis precisa de outro tipo de homem/prefeito!!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Realmente o problema relatado pelo sr. Edson é algo preocupante. Em diversas cidades da região presenciamos a existência de espaços próprios para a caminhada/corrida, que poderiam facilmente ser implementados na "rodobanha". Infelizmente, ao que parece, irão aguardar ocorrer uma fatalidade para tomar alguma providência. Além da falta de calçadas, o risco ainda é aumentado pela imprudência dos motoristas no local, que insistem em andar acima da velocidade e fazer ultrapassagens, mesmo cientes de que naquele local há uma grande quantidade de pessoas fazendo exercícios. É lamentável...

Paulo de Assis disse...

Muito bem Edson,
Concordo plenamente com vc. A administração tem que constatar as necessidades e as tendências da população. Basta dar uma passadinha na região da "Rodobanha" no final da tarde para verificar que essa população elegeu aquele local para a prática de corrida, caminhada e ciclismo. Só nossos "administradores" é que ainda não viram isso. Se é que vêem alguma coisa, né?
Paulo de Assis

Edson Perino disse...

Agradeço os comentários mas é oportuno deixar registardo que o problema não é somente para quem camiha e os ciclistas. O mais importante é a segurança de quem usa essas avenidas para se locomover até o trabalho ou mesmo mir ao Amigão fazer suas compras. Tive um retorno do vereador Alexandre "cachorrão", que me informou a aprovação do requerimento 447/11, que trata do mesmo assunto e pelo jeito vai ficar somente no papel. Como leigo, pergunto: qual o papel dos vereadores quando ocorre de um determinado requerimento não ter continuidade??? Quem deve cobrar a execução???

Anônimo disse...

Com relação ao comentário do anônimo, onde ele cita que "Infelizmente, ao que parece, irão aguardar ocorrer uma fatalidade para tomar alguma providência" só se for com algum parente destes politicos que só pensam em si mesmos.

Anônimo disse...

acabei de chegar de uma caminhada na Rodobanha (quarta 14/12 20:40 hs) e tive o "prazer" de ver um racha entre 2 motos. A velocidade era tanta que um dos motoqueiros perdeu o capacete, ou seja, o capacete caiu da cabeça do infeliz. Fico indignado com tamanho descaso.

Anônimo disse...

sr. Edson Perino, acho que eu tenho a solução para que sejam feitas as melhorias solicitadas nas imdediações do Amigão: basta a Rede Avenida adquirir o Amigão. Pode ter certeza que no dia seguinte as obras terão inicio e quem sabe até enfeites de Natal poderá ter....

Anônimo disse...

é lamentável um assunto de tamanha importância ter apenas 08 comentários. Devemos agradecer ao sr. Edson Perino o alerta e sugiro aqui continuarmos o debate. Fica a pergunta: os requerimentos já aprovados vão continuar no papel?? Quem vai cobrar o executivo??? O que devemos fazer para darmos continuidade???