domingo, 25 de dezembro de 2011

25


   Chegou e já está quase acabando. Como sempre, chegamos a talvez mais esperada semana do ano, os dias entre o Natal e o ano novo.
  É o tempo dos especiais de fim de ano da TV, das retrospectivas produzidas aos quilos pela mídia em geral. Afinal, como praticamente todo mundo tira uma folguinha, não resta outra opção senão a de repetir tudo o que foi dito durante o ano, coisa que dá para ficar pronta lá por volta de outubro, novembro.              
  E encontramos também a infindável questão, sobre o quão consumista se tornou o Natal, que as pessoas se preocupam apenas com as compras, com a comilança e a beberagem ilimitadas.  
  Outros se tornam nostálgicos, lembrando-se daqueles que foram ou lamentando um tempo dourado que passou e não volta mais.
  Os céticos criticam a onda de bondade que passa a inundar o comportamento geral, dizendo que deveriam se compungir durante o ano inteiro, e não se lembrar das criancinhas carentes e dos idosos abandonados apenas nessa data.
  Enfim, o Natal chegou e vem trazendo a reboque o ano novo e todos, de uma maneira ou de outra, têm que parar - nem que seja na marra por conta do feriado geral – e aproveitam para fazer uma reflexão. Então reflita sobre como foi o seu ano, como está a sua casa, no que melhorou a sua comunidade e no que você contribuiu para melhorar o seu entorno. Ou no que ajudou a piorar, vá lá. De qualquer maneira, com consumismo, com massificação publicitária, com ceticismo ou não, comemore. Comemore pelo menos o fato de viver mais um Natal. E te espero para comemorar o próximo. Seja feliz. É isso aí.

Um comentário:

Mirna disse...

Saulo,
Infelizmente, o Natal tornou-se essa coisa maçante, repetitiva e comercial. Não existe mais confraternização entre as pessoas, pois todo mundo está preocupado com uma vidinha mundana, individualista e consumista. Isso provoca desânimo e desesperança quanto a possíveis mudanças do ser humano. Mas... vamos em frente. O Natal já passou, mas desejo de coração, para você e família, um Novo Ano com muita luz, paz e amor. Espero que você continua com sua sabedoria e que possamos contar com seu Blog em 2012. Um grande abraço.