domingo, 20 de novembro de 2011

TREVAS


  Tem coisas que, quando ouvimos, custamos a acreditar que estejam realmente ocorrendo. Principalmente quando parecem deslocadas no tempo, ecos de um passado indesejável. Por isso, é difícil crer que em pleno 2011, muito depois dos cinzentos anos 60.
  Quem é de Assis, especialmente quem é assinante da TV a Cabo, certamente já assistiu ao programa que vinha sendo produzido e apresentado há anos pelo Professor Rubens Cruz, onde o mesmo trazia ao telespectador duas de suas paixões: viagens e documentários. O apresentador, com toda sua bagagem adquirida nos anos de cátedra universitária, trazia em seus programas, um resumo da cultura de cada parte do planeta por ele visitado, com ênfase nos clássicos, principalmente nos museus e galerias do mundo. Vinha sendo apresentado, anos a fio, pela TV Fema (atualmente no Canal 12 a cabo), certamente o canal mais adequado para a característica do programa, já que se constitui na nossa TV Universitária, coisa que muita cidade bem maior não dispõe. E o principal, todo o custo tanto das viagens em si, como da montagem, equipamentos e inclusive o pessoal de apoio sempre foram suportados pelo próprio autor, sem qualquer tipo de subvenção.
  Pois é. Esse programa foi pura e simplesmente tirado do ar pela atual direção da Fundação Educacional do Município de Assis. O motivo? Nenhum senão a de que o produtor/apresentador não se enquadra na cartilha dos “companheiros” que hoje se aboletaram no comando daquela instituição. É certo que o Professor Rubens tem uma militância histórica na política regional. Também é certo que nessa trajetória pode ter amealhado alguns, digamos, desafetos. Mas sua posição política jamais serviu de pano de fundo para seus programas que, repito, eram focados na cultura, na história em geral e nas artes em particular.  
  Por mais que se possa discordar das posições políticas de alguém, não podemos mais aceitar, em pleno século 21, que essa pessoa sofra qualquer tipo de retaliação por isso. Especialmente quando praticada no âmbito acadêmico.
  É lamentável. Desnecessário dizer que os princípios que nortearam a criação da FEMA já se perderam no tempo. Aliás, de pública mesmo só tem o patrimônio que foi integralmente originário dos cofres públicos municipais já que seus cursos são todos pagos, exatamente como toda e qualquer faculdade particular. O mínimo que se esperaria é que a instituição devolvesse à população algo de cultura, justificando o fato de ser “pública”, ao menos no nome.
  Repete-se aqui o que vem acontecendo no país de um modo geral. O aparelhamento dos órgãos geridos pelo partido do governo, o PT onde o critério único é o grau de fidelidade aos “cumpanhero” e a missão é sufocar, sistematicamente, todo tipo de adversário, ainda que apenas potencial. Assim como foi em Cuba. Assim como é na Venezuela. E o resultado disso? Bom, o resultado todo mundo já conhece. É isso aí. 

27 comentários:

Anônimo disse...

Saulo, peço mais uma vez que vc. não generalize. O PT - como a Igreja, como qualquer instituição- tem as maçãs podres.O que é preciso é não ignorá-las, mas tirá-las de posições de destaque. O PT que está mais próximo- me parece- é o que tem de ruim,de vingativo; porque conheço e convivo com petistas do bem.

Joao Rosa disse...

Lamentável a decisão da diretoria da FEMA em retirar do ar o programa do Prof. Rubens Cruz. Não quero acreditar meu caro Carlos Hernandes. Não deixe que isso aconteça. Lembra quando você me procurou um dia na prefeitura pedindo para que eu desse uma oportunidade de trabalho para o Marcinho, treinador da nossa equipe juvenil de basquete? Na hora eu disse que ele seria contratado pela Autarquia devido à sua competência. Recordo também que no ano de 2005, o atual diretor presidente da Autarquia de Esportes, Vinicius Simili também me procurou pedindo uma oportunidade de trabalho, alegando que por ser filho de Agostinho Simili, nunca lhe contrataram. O que o Professor Rubens vinha fazendo é digno de elogios. Deixem as convicções políticas de lado e retornem com o programa cultural que vinha sendo exibido.

Dagão disse...

Que situação lamentável! É a tal história "jacaré só sobe em arvore se alguém colocar". O problema é colocar, além de jacaré, burro, aí acaba nisto. Más o "Rubão" sabe com quem esta lidando e vai superar isto.

Anônimo disse...

Eu acho que a "turma do prefeito" ficou brava com o professor Rubens Cruz, tendo em vista que após aquela denúncia dos cheques que ele dava para o prefeito e a primeira dama, o Promotor instaurou uma ação civil pública de improbidade administrativa para apurar os fatos e também um inquérito policial (corrupção ativa e passiva). Lamentavelmente isso não foi mais uma vez divulgado pela imprensa local.

Anônimo disse...

concordo com o que disse o sr"anomimo", nao podemos generalizar. entao vamos dar nomes aos bois.
voce acha que o PT(liderado por esse tal de Helio) se importa com a cultura? coitado, se perguntar pra ele, se ele conhece alguma cultural de algum País, e capaz de dizer que só da Italia, porque foi na festa em Pedrinhas. IGNORANTE DE PAI E MÃE.
Dai eu pergunto, a culpa é dele? não senhores assisenses, a culpa é do nosso "querido" Dr. E$io $pera

Mirna disse...

Saulo, gostaria de fazer dois comentários:
1- Concordo plenamente com a opinião do anônimo. Mas gostaria de fazer uma pergunta: Por que "as maçãs podres" ocupam "posições de destaque" seja no governo federal, estadual e/ou municipal? Você não acha que isto acaba generalizando o partido? Por onde andam os petistas "do bem"? O que fazem para reverter este quadro? No caso de Assis, eles não são bem vistos pelo chefe-mor? É isso?????
2- Conheço a produção científica, a competência, a seriedade e a responsabilidade profissional do Prof. Rubens Cruz. Sempre assisti seus programas que primavam pela qualidade, diversidade e pela transmissão da cultura. Portanto, foi com espanto que soube do veto para a continuidade de seus programas. A meu ver, este acontecimento na FEMA indica que o Grupelho que a comanda não passa de Pau Mandado. Ou, é ciúmes??? Será que algum deles possui competência para elaborar, organizar e colocar no ar um programa desse tipo? Duvido... É muito simples: comparação de currículos. Como cidadã acho lamentável a atitude desses senhores que, infelizmente, o poderzinho os cegou. Eles esquecem que tem o amanhã..."Amanhã será outro dia...".

Anônimo disse...

CARO SAULO

É MUITO TRISTE VER OQUE
ACONTECE EM ASSIS
POR VINGANÇA
,POR POLITICA
UM PROGRAMA INSTRUTIVO ,CULTURAL
COMO ESSE DO PROF RUBENS TIRADO DO AR PELO SIMPLES FATO DE SER CONTRÁRIO A POLITICA ATUAL É UMA LÁSTIMA
ENFIM É ESPERAR PRÁ VER

Terezinha Z. disse...

Lamentável esse episódio, soube que a suspensão ocorreu devido ao Profº Rubens ter entrevistado o ambientalista Márcio Santilli. Não consigo entender a preocupação do pessoal do PT com o Profª Rubens e o ambientalista. Um é uma pessoa conhecida por suas verborragias, o outro é um ambientalista renomado, mas também envolvido em uma série de escandalos envolvendo a atuação de sua ONG com a FUNAI, e o próprio governo Petista. Lamentável "Censura"

Saulo Ferreira disse...

Terezinha Z.,
Achei interessante, como sempre, seu cometário. Gostaria no entanto, que você especificasse então, qual foi a "série de escandalos envolvendo a atuação de sua ONG com a FUNAI" já que, confesso, desconheço qualquer fato sobre esse assunto.
Obrigado e participe sempre que puder.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
CARLOS HERNANDES disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
CARLOS HERNANDES disse...

SAULO:

EM RESPOSTA AO PUBLICADO POR ESTE BLOG, INFORMO QUE O CONSELHO CURADOR DA FEMA DECIDIU POR UNANIMIDADE EM REUNIÃO DO DIA 26 DE OUTUBRO, POR FIM AO CONTRATO DE COMODATO EXISTENTE ENTRE O PROF. RUBENS CRUZ E A FEMA. O CONTRATO PREVIA QUE O PROF. RUBENS CEDERIA EQUIPAMENTOS A TV FEMA E ESTA SE COMPROMETIA A VEICULAR PROGRAMAS PRODUZIDOS PELO PROF. RUBENS. A DECISAO DO CONSELHO CURADOR SE FUNDAMENTOU NO FATO DE A FEMA TER ADQUIRIDO EQUIPAMENTOS NOVOS, CONSEQUENTEMENTE MAIS MODERNOS, O QUE TORNOU A MANUTENÇÃO DO CONTRATO DESNECESSÁRIA. EM NENHUM MOMENTO FOI VENTILADA A POSSIBILIDADE DE SE TIRAR DO AR OS PROGRAMAS-OBJETO DESTE ASSUNTO. A AFIRMAÇÃO DE QUE O PROF. RUBENS ESTÁ IMPEDIDO DE FAZE-LO NÃO É VERDADEIRA.

CARLOS HERNANDES
DIR. EXEC. FEMA

CARLOS HERNANDES disse...

Caro João Rosa;

Não se lamente. A diretoria da Fema não tirou nenhum programa do ar. Não queira acreditar e não acredite. Já postei os esclarecimentos necessários. Lembro que te procurei sim na Prefeitura. Não uma, mas duas vezes. Na primeira voce me ouviu e pediu que eu voltasse depois de algumas semanas, assim que voce retornasse de uma viagem ao litoral. Na segunda vez, voce me disse que iria atender o meu pedido. O tempo mostrou que ambos estávamos certos. Eu, de fazer o pleito e você, de atende-lo. O Marcinho Kanthack tem se revelado um incansável batalhador do Basquete. Tenho orgulho de compartilhar da amizade dele e da sua, meu caro João Rosa.

Carlos Hernandes dele

Saulo Ferreira disse...

Pois é Carlão. Esse é o tipo de assunto que, quanto mais se justifica, pior fica. E contra fatos não há argumentos: o programa foi tirado do ar. Porque será que justo agora foi encerrado o contrato de comodato? Porque não se cogitou de informar quais foram os conselheiros que sugeriram esse encerramento e a consequente retirada do programa? Está posta a questão. E essa, pelo menos essa, ainda está no ar.

CARLOS disse...

SAULO:

AS RESPOSTAS PARA A SUA RÉPLICA ESTÃO NO MEU COMENTÁRIO ANTERIOR.
MAS VOU REPETI-LAS.
1) 0 CONTRATO COM O PROF. RUBENS FOI FEITO NUM MOMENTO EM QUE A TV FEMA NÃO DISPUNHA DE EQUIPAMENTOS PARA ESSE FIM. COM A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PROPRIOS RESOLVEU-SE POR FIM AO COMODATO.
2) SE VOCE RELER O QUE ESCREVI ANTERIORMENTE, VAI PERCEBER QUE DEIXEI BEM CLARO QUE A DECISÃO DO CONSELHO CURADOR FOI A DE POR FIM AO COMODATO. APENAS ISTO.
3) QUANTO A VOCE INSISTIR EM DIZER QUE O PROGRAMA DO PROF. FOI TIRADO DO AR, EU NÃO CONCORDO. MAS DEFENDO ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE PENSAR O QUE LHE CONVIER.

AÍ ESTÃO AS RESPOSTAS.
SIMPLES ASSIM...

CARLOS HERNANDES

Anônimo disse...

Lamentável que uma istituição de ensino superior seja pautada por um partido político. Enquanto as melhores universidades do mundo se preocupam em produzir pesquisas e novas gecnologias, a FEMA pensa pequeno, censurando um progama puramente cultural por razões políticas. Lamentável que nossa instituições de ensino superior sejam dominadas por pessoas cujo currículo é unicamene ser companheiro. A propósito qual é a bagagem universitáris dos senhores Helio e Hernandes? Que experiência têm em Ensino Superior? Em que área do conhecimento humano concluíram pós-graduação? É justo que uma única pessoa (prefeito) imonha dois despreparados para dirigirem uma instituição que antos serviços já prestou à cidade?

Rubens Cruz disse...

O cidadão que dirige uma instituição pública, ou mesmo privada, da importância da FEMA Não pode dizer as verdades, pela metade. A verdade pela metade torna toda a premissa falsa. É isto o que está fazendo meu dileto amigo Carlão Hernandes. É necessário esclarecer que, de fato, o
Conselho de Curadores da FEMA votou o final do convênio em que cedia, em comodato, o equipamento de exibição da programação da TV FEMA e TV UNESP, através do Canal Universitário de Assis. Entretanto, o programa foi retirado na segunda-feira e a reunião do Conselho somente foi realizada na sexta feira seguinte ou na próxima ainda, não me lembro. Portanto, Carlão
o ato foi executado bem antes da decisão do conselho. A alegação do Sr Hélio Presidente daquele Conselho é a de que eu estaria exibindo um "programa político" pois entrevistava o ambientalista Marcio Santilli, que o Sr Hélio julga (e teme) que seja candidato a Prefeito nas próximas eleições. O programa, (gravado há dois anos antes, por ocasião do
recebimento do título de cidadão assisense cedido pela Câmara Municipal)somente tratou de questões ambientais, como desmatamento, efeito estufa,
crédito de carbono etc. Em nenhum momento fez qualquer referência a fatos políticos locais ou regionais. Aliás, se tocou em política foi para manifestar sua aprovação ao esforço do Governo Federal (do PT) para reduzir o desmatamento na Amazônia. Portanto, a razão alegada para a
retirada do programa do ar, também é falsa. Porém, deve-se ressaltar que a legislação eleitoral somente proíbe a participação na mídia de candidatos e nunca de pré-candidatos, e mesmo assim a partir de uma data fixada de acordo com o calendário eleitoral. Aí o Senhor Presidente do Conselho e seu Diretor Executivo cometeram outra arbitrariedade. Ainda tem mais: se o Conselho somente votou o encerramento do convênio e não a retirada do Programa Vídeo Documento do ar, o Sr. Hélio foi arbitrário mais uma vez. E
arbitrário, confesso. Esclareço ainda que, de fato, a correspondência que me fora enviada pela FEMA não comunica a retirada do programa do ar.
Entretanto, esta foi feita através de recado do emissário que me devolveu o equipamento, o que é muito pior, pois desta forma a arbitrariedade não fica documentada. É covardia. Ora, tanto o Sr Hernandes como o Sr Hélio
gozam de minha amizade o suficiente para fazer uma ligação e tentar
justificar o ato e não mandar recado e ai faltou-lhes ética ou, talvez,
coragem. Quero dizer, ainda, que não sou cineasta, não vivo disto e que não me julgo nenhum pouco prejudicado com esta medida arbitrária do Sr Hélio. Quem perde são as pessoas, cidadãos amantes da cultura e da informação, com as quais compartilhava um pouco do que via e aprendia em diferentes pontos deste País e do mundo. É o que dá colocar sindicalistas de bancos para dirigirem instituições de ensino, pesquisa e cultura. Quero
dizer, finalmente que os representantes do prefeito Ézio Spera na FEMA não foram nenhum pouco originais: quando o Sr Carlos Nóbile era o Prefeito tomou a mesma decisão e o final político daquele honrado senhor todos conhecem. Pelo andar da carruagem, o raio voltará a cair no mesmo local.
RUBENS CRUZ

Anônimo disse...

Este negocio do rubens foi armação deste carlao que se diz do PT e nunca trabalhou em prol de nossa comunidade

Anônimo disse...

ESte episódio de retirar do ar programas de TV e de ráadio que apenas veiculam cultura e informação me lembra uma fase da vida da Alemanha, pré-guerra segunda guerra mundial e que o nazismo estava em alta. Em uma noite a juventude nazista se reuniu no centro da cidade e fez uma enorme fogueira queimando livros de todos os autores que não eram adeptos do nazismo. Entre eles obras de Shopenhauer, Albert Einstein e Carl Max, todos ex-alunos e ex-professores da Universidade de Berlim. Na gestão Hélio Sindicalista a biblioteecária da Fema já mandou para o lixo dezenas de livros sob a alegação de que eram velhos

Anônimo disse...

Prof. Rubens, fui seu aluno la pelos idos dos anos 70;..e conheço a sua capacidade, a sua honestidade, a sua intenção de levar cultura a quem quer que seja. Infelizmente, uma programa tão bom quanto o seu, acaba sem motivo justo;...sem nenhuma explicação convincente por parte "dus cumpanheiros".
Infelizmente, quem perde somos todos nós, que buscamos por conhecimento e cultura....Pobre Assis, merecia uma administração melhor.
Carlão, seja lá vc quem for, tem um ditado que diz..."é melhor ler besteiras do que ser analfabeto"...suas explicações não convencem nem a porta de entrada do seu "sindicato".

Anônimo disse...

Ao anônimo nº01;...PTista bom só conheci um e mesmo assim os "cumpanheiros" deram um "jeito" de cala-lo para sempre: Celso Daniel.

Anônimo disse...

Que história é essa de mandar jogar livro fora porque "estão velhos"???? Velhos em que sentido????

Anônimo disse...

Caro Saulo: Na calada da noite estava eu relendo o seu blog e topei com umm debate acalorado. Tomei conhecimento da CENSURA ao programa do Rubens Cruz. Conheço a bagagem do professor e sou fã incondicional de seu trabalho. Não me recordo de ter assistido nessa Fema qualquer outra coisa que se aproveite. Evidentemente, não trago em meus ombros a bagagem do Professor Rubens, o que me impede de uma critica mais abalizada, mas,como cidadão me resta o direito a uma pergunta. Quem é Carlão? Pós graduado onde? Lecionou em qual faculdade? Foi eleito pelo PT em qual cargo? Vereador? Vice Prefeito? Prefeito? Então moço, recolha-se a sua insignificância. Aguarde a proxima eleição, você e seu guru desaparecerão do cenario politico de Assis. (Saulo, por favor não me censure)

Saulo Ferreira disse...

Caro Anônimo (o último), não confunda censura com responsabilidade. É muito fácial atacar a honra de alguem, beneficiando-se do anonimato. Todos os comentários serão publicados desde que tenham uma identificação passível de ter sua autenticidade confirmada. No mais, basta seguir as regras para comentários, cujo link está na pág. inicial ou aqui (http://dignodenotablog.blogspot.com/p/regras-do-blog.html)

DADÂO disse...

Caro,
Presidente do Conselho Curador Sr. Carlos Hernandes, li a ata do dia 26/10/11 onde foi por unanimidade por fim ao contrato de comodato entre a Fema e o Prof. Rubens. Se o conselho decidiu foi por fim ao comodato, acho que não foi tanto discutido, pois na ata não costa nenhuma discussão e sim por fim ao comodato.
Se a Fema adquiriu equipamentos novos e modernos, ótimo parabéns pela aquisição, entretanto, o programa do Professor deveria ficar no ar, principalmente agora que temos novos aparelhos e a qualidade de seus programas ficarão bem melhores.
Sempre bem produzido e elaborado de toda a programação deste Canal Universitário (TV FEMA e TV UNESP), onde levava muita cultura, educação e entretenimento pelos vídeos que produz pelo mundo a fora, coisa que poucas pessoas podem realizar e ceder gratuitamente a todos nós assinantes da Tv a cabo.
Uma coisa e uma coisa, outra coisa e outra coisa, Sr. Carlos Hernandes, espero que na próxima reunião do conselho seja revertido este episódio, que mostra bem o perfil da administração do P.T... de Assis.

Anônimo disse...

Não da para acreditar que tenham colocado "pseudo-sindicalistas" para gerirem uma instituição de ensino e pesquisa;...o autor desta façanha deve ter na cabeça o mesmo que Rui Barbosa tinha nos intestinos e pelo que vi, com as atitudes tomadas por estes "ilustres Srs.", tambem não devem fugir a regra. Pobre Assis...já não temos nada por aqui e o pouco de bom que temos, "us cumpanheiros" estão acabando.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.