domingo, 6 de fevereiro de 2011

SEM ROJÕES

Começou sem rojões. Sem fogos de artifício, sem discursos, sem coquetel, sem fitas para cortar ou palanque para aparecer. Simplesmente começou desde a semana passada. Estou falando da nova Escola do Sesi, que já está funcionando, com seus alunos e professores.

Trata-se de um exemplo de dinheiro bem aplicado e a ser seguido por qualquer pessoa que possa pretender atuar no âmbito da gestão pública em geral e da educação em particular.

Um projeto de ponta, com equipamentos e conceito de primeiríssima qualidade, transformando crianças e jovens em adultos melhores.

Não se trata de investimento público direto, já que apenas o terreno foi oferecido pela Prefeitura, enquanto a construção ficou a cargo do próprio SESI, um braço social da poderosa FIESP a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e a CNI Confederação Nacional da Indústria. Seus recursos se originam do chamado Sistema “S”, que é formado por organizações criadas pelos setores produtivos (indústria, comércio, agricultura, transportes e cooperativas). Vem, portanto, das contribuições dos setores produtivos, com a finalidade de qualificar e promover o bem-estar social de seus trabalhadores.    

E quando falo em sucesso, cito o exemplo de que, em uma semana de funcionamento, não se registrou nenhum incidente entre os alunos, nenhuma depredação ou vandalismo.

É um projeto voltado para o aluno, para a sua satisfação e desenvolvimento, com quadra de esportes moderna, ambiente com inúmeras mesas de jogos, cozinha e refeitório de primeiro mundo, salas de informática, laboratórios e salas de aula até então sem precedentes por aqui. Ensino de tempo integral. De verdade.

Infelizmente não atende a todos, são aproximadamente 600 alunos, mas a iniciativa pode e deve provocar a fixação de um novo parâmetro de comparação para as demais instituições de ensino fundamental e médio, das redes municipal, estadual e privada.  

Provavelmente deva ser organizada uma inauguração com fita, rojão e discurso. Mas o principal é que a iniciativa já comprovou ser acertada. Até pela discrição inicial. É isso aí...

O texto acima é a transcrição da coluna Opinião e Reflexão do dia 1401, que vai ao ar  às sextas-feiras, durante o programa Rotativa Sonora da Rádio Difusora de Assis AM 1140 Khz (veja link ao lado). Para ouvir, clique no player abaixo:


2 comentários:

Anônimo disse...

"anônimo one" - Nota 10. Escola muito bem estruturada e com grande experiência no setor. Nossa cidade só tem a ganhar ...

Saulo Ferreira disse...

Valeu "Anönimo One", obrigado pela força. Sempre.
Abraço.