domingo, 29 de maio de 2011

CIRANDA

Bom, eu confesso que tentei. Apesar de ter feito algumas pequenas menções em postagens anteriores, eu tinha prometido à mim mesmo que não abordaria a questão do trânsito na cidade de Assis. Sem tirar a importância do assunto mas cheguei a pensar que essa discussão já estava caindo no lugar-comum.
Até porque, reconheço que a cidade cresceu sem qualquer tipo de planejamento, que temos aqui elementos que complicam bastante a fluência do tráfego, tais como a estrada de ferro e o fato das principais avenidas e ruas de movimento terem sido criadas paralelamente a ela. Ou que falta um sistema de transporte público que realmente atenda às necessidades. E algumas outras tantas razões que por aí vão.
Mas não teve jeito. Não agüentei. Basta tentar sair da região do Jardim Europa/V.Adileta para se dirigir à Vila Glória / Santa Cecília, para fazer qualquer um perder a paciência.
Isso porque, apesar de necessária, a implantação de um sistema viário com ruas em sentido único deve observar minimamente uma lógica, um senso de direção, que conduza o motorista, não como o que está acontecendo com as recentes mudanças, que o encaminham a uma sensação labiríntica.  
E aí voltamos a um problema que se instalou na atual administração e que tem se transformado em uma preocupação crônica: falta de planejamento. Basta ver a quantidade de Projetos de Lei enviados à Câmara para alterar o orçamento do município, assim como o Plano Plurianual e as diretrizes orçamentárias para entender o que eu estou falando.
Falta um órgão planejador. Com pessoas competentes que tenham formação e conhecimento dos problemas da cidade para resolvê-los. Que tenham sensibilidade para detectá-los. Que tenham, principalmente, vontade de encontrá-los.  
Qualquer iniciativa que seja feita sem esse tipo de cuidado estará sempre arriscada a sofrer o desgaste e ser brindada com o impacto negativo que essas mudanças têm provocado. Ficar batendo cabeça é uma tentativa de reinventar a roda. Ou a rotatória. É isso.

12 comentários:

Anônimo disse...

Neste planejamento, se tivesse a competência necessária, deveria um projeto prévio de mudanças serem realizadas com alterações na arquitetura e obras viárias nos locais que impedem ou dificultam uma boa lógica de trânsito. Após isto efetivá-las.
A preferência por mudanças sem este planejamento causa ao dobrarmos uma simples esquina; a sensação desconfortável de ser um idiota perdido em pesquisas labirínticas, e cada um agora dá um palpite no interior do veiculo.
Neste momento notamos o descompasso com o intuitivo que deveria nortear o trânsito, e o "não pode" ou "não tem jeito" define tudo. Óbvio que não se tem planejamento de gastos para esta realização, nem mesmo de placas das ruas para se saber onde nos encontramos.

roberto a floeter disse...

Infelizmente nos últimos 20 anos Assis ficou sem qualquer preocupação com o seu planejamento urbano e sim com outra$$$ preocupações por parte de seus administradores.Quem tentava abordar os problemas e as mazelas era (é)considerado "chato". Cargos importantes são ocupados por "amadores", soluções importantes ficam na dependência do "clientelismo", a população em geral pouco manifesta.Plantou, Colheu!

Dagão disse...

Falou tudo! Isso é o que da colocar na prefeitura quem não é dp ramo.

Anônimo disse...

Saulo, vai dar uma voltinha na dom "rotatoria" antonio e ruas laterais aquilo ali ficou um caos, o negocio ta feio.....

Anônimo disse...

O problema é o mesmo na maioria dos municípios. Se não estou enganado o prefeito de Assis é médico, foi eleito porque conquistou excelente relacionamento com os cidadãos em geral e, em especial, com a grande maioria dos detentores de votos. Era um cara legal. E quanto á sua competencia administrativa? Em algum momento da vida ele administrou algo além do seu consultório ou sua agenda? Teve algum preparo prévio? E a pergunta que não quer calar: pelo menos cercou-se de secretários competentes? Há uma definição de planejamento que considero muito boa: "Planejar é prever (ou estimar) o futuro utilizando as melhores informações disponíveis no momento em que se esta elaborando o planejamento". O prefeito fez isso quando se candidatou? Seus futuros secretários tinham capacitação para fazê-lo? Tenho certeza que os problemas de hoje, inclusive os do trânsito, são tão antigos e preocupantes como os demais. Basta planejar o que pode e deve ser feito(definindo as eventuais alternativas possíveis), priorizá-los por ordem de importância para os cidadãos, divulgar para o público em geral e, em especial para os eleitores, assumindo o compromisso de executá-los. Para fazer tudo isso, deve cercar-se de pessoas competentes que, além do salário e poder, tenham compromisso também com a cidade e seus cidadãos. Se para o atual prefeito não há mais o que fazer, é necessário convencer os eventuais futuros candidatos a começar esse planejamento desde já. O futuro prefeito deve ser, no mínimo, competente na escolha da sua equipe ou, na melhor das hipóteses, também competente na dificil tarefa de administrar.

Anônimo disse...

como já comentado, para nós que moramos nas adjacências da Av. Dom Antonio ficou um inferno para se deslocar. Para quem vem pela Av. Paschoal Santilli sentido bairro centro, quando se encontra com a Rua André Perini, temos que nos deslocar um monte para chegar na Dom Antonio ou andar pelas quebradas. Tá ruim hein seu prefeito?

Anônimo disse...

Assis, cidade rotatoryana !! Ou seria rotaryana ??

Anônimo disse...

Aqui em Assis não reinventaram a roda pq são incompetentes. Mas, inventaram a Rotatória Paralela, sim, é o que estão lendo. Ao lado do posto GD acabaram de fabricar um absurdo, duas rotatórias há 15 metros uma da outra.

Anônimo disse...

Esse é o prefeito que literalmente anda em círculos, roda, roda, roda, rotatória.

Anônimo disse...

é isso ai SAULO
manda vê mesmo pois, a cidade está as moscas..

Anônimo disse...

Não se esqueçam pessoal que a prefeitura não tem planejamento, não tem pessoal competentes; mas eles tem competencia para roubar e muito . Uma vergonha!!!!
Falo porque eu sei. não estou falando sem fundamentos!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Bom dia Saulinho,ta feia a coisa pelos lados da como disseram D.ROTATORIA ANTONIO,achei um absurdo tudo isso,tem outras maneiras de cuidar do nosso transito,mais planejamento uma boa analise do transito seria mais coerente ,não é assim que se tenta arrumar um caos que já vem de muito tempo, mas vamos esperar e ver no que dá,o dificil é a população entender as famosas ROTATORIAS,vamos ter muitos acidentes,esperem ,um grande abraço
Rafa