domingo, 23 de janeiro de 2011

REDES SOCIAIS


Não tem mais jeito. Estamos indissociavelmente ligados. Conectados ao mundo 24 horas por dia. A situação chegou a um ponto que nos pegamos intimamente considerando que o e-mail já é uma coisa tão antiga que tivemos desde sempre.

E dá lhe SMS, Twitter, Facebook. E Orkut, MSN, Skype e que tais.

E agora, para completar tudo isso, a garotada se vê as voltas com o SiSU, o Sistema de Seleção Integrada do MEC, que transfere os resultados do ENEM para as faculdades que o utilizam para selecionar seus novos estudantes.

Numa era em que o Big Brother Brasil é aguardado como um evento de relevância e recebe um espaço de mídia completamente desproporcional à sua absoluta falta de propósito, acordamos e constatamos que o bom e velho vestibular que as pessoas que, como eu,  com quarenta e muitos, conhecíamos , está simplesmente desaparecendo.

E o que é o tal SiSU se não uma dessas redes sociais, já que o candidato vai escolhendo as instituições de ensino como escolhe suas comunidades virtuais e verificando se sua nota é suficiente para ingressar ali. Não sendo, pula para outra e vai aguardando o resultado.

Mas (tinha que ter um “mas” não é?) o negócio, para variar apresentou uma série de problemas e passamos a semana com  a chuva de informações de que a data seria prorrogada, liminares suspenderiam e depois devolveriam os resultados e, como já ficou normal, o MEC se perdendo nas suas justificativas. Até o Ministro teve que deixar suas sagradas férias para encarar e justificar a nova rodada de lambanças de sua pasta.

E aí, quando você pergunta para um dos vestibulandos (será que o termo ainda está vigente) o que ele acha, ele responde com a maior tranqüilidade: “é, tá dando pau, mas é assim mesmo”.  E o que fazer quando “dá pau”? A resposta tão tranqüilizadora quanto singela é: “é só dar um reset”. Se você não estiver familiarizado com o informatiquês, isso quer dizer que basta ligar e desligar, começando do zero.

Que bom. Será que dá para dar um reset no MEC? É isso aí...

Nenhum comentário: