domingo, 2 de janeiro de 2011

FELIZ DÉCADA NOVA


Pois é. 2010 acabou e desde o começo do mês de dezembro somos inundados por todo o tipo de retrospectiva do ano, os fatos que marcaram, as tragédias, as surpresas. E automaticamente passamos a inúmeros exercícios de prestidigitação para fazer previsões sobre o ano que está aí, chegando.

Estamos encerrando mais do que um ano, estamos fechando a década, a primeira década do segundo milênio, que provavelmente será chamada de “anos 10” pelos historiadores no fim do século.

O mais interessante é que a não muito tempo atrás, os “anos 10” do século 20 estavam quase tão distantes da gente como o ano 2000... que era o máximo do futurismo (2001 Uma Odisséia no Espaço de Arthur C. Clarke que o diga). 2000 chegou e passou como um foguete (ou um ônibus espacial) e já gastamos 10 anos do século 21.

E ao menos no que diz respeito aos filmes e livros de ficção científica (pode ser que eu não tenha lido ou assistido algum que acertou), com suas mirabolantes previsões para o futuro, o que vimos foram erros retumbantes. Não temos robôs vivendo entre nós, não temos carros voadores a infestar nosso espaço aéreo, não vivemos (ainda) em um planeta totalmente devastado e com paisagens lunares.

No entanto, nossos meios de comunicação e informática estão infinitamente melhores do que aquelas traquitanas que foram previstas. E não, não somos dominados e escravizados por robôs e computadores, apesar de não vivermos mais sem eles. Os ditadores ainda são de carne e osso, e ao que parece, são exatamente aqueles que NÃO são dados ao uso da informática.

Portanto, não adianta vir até aqui e fazer um balanço do que aconteceu em 2010, porque se for importante você ainda lembra e se for irrelevante o suficiente para que você já tenha esquecido - para que relembrar?

Do mesmo jeito é um desperdício de tempo e espaço fazer aqui previsões para o próximo ano, a próxima década e o que vem por aí, até para evitar o vexame de errar redondamente.

Então só nos resta desejar um feliz ano novo, uma feliz década nova, com muita informática, tecnologia, mas com muita humanidade. É isso aí...

O texto acima é a transcrição da coluna Opinião e Reflexão, vai ao ar  às sextas-feiras, durante o programa Rotativa Sonora da Rádio Difusora de Assis AM 1140 Khz (veja link ao lado).

3 comentários:

Anônimo disse...

"Anônimo one" - Estamos numa fase de alta tecnologia, que se atualiza a cada minuto, sempre com novidades. Assim, reduzem-se as equipes de trabalho e a produtividade tem que ser a mesma (ou maior). Enfim, devemos contrabalancear isso com mais lazer, saúde, práticas esportivas, etc... " A gente não quer só comida ...". Saulo, um ótimo 2011 para vc e amigos do blog!

Anônimo disse...

RECEITA DE ANO NOVO

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)


Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade

Saulo, FELIZ ANO NOVO para voce, sua família e amigos. Deus abençõe sempre sua vida, seus caminhos, para que possa continuar sendo sempre essa pessoa cheia de inteligência e carisma. Grande abraço. Feliz 2011!!

Anônimo disse...

A segunda decada do seculo XXI, será, se soubermos aproveitar uma decada de ouro. A estabilidade politica da união premitirá a projeção do País a um nivel impar na história deste Quinto Império, que aqui se cumpre!
Entre nós, MEU AMIGO, ficará a Amizade Fraterna que nos descobriu no inicio da seghunda meade da decada passada.
A sua coluna, não é só opinião, é antes de tudo principio que sei que continuará a ser coerente e discreto.