domingo, 19 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO PELO ESPORTE


Um dos grandes debates atuais envolve a questão da perda, por parte de boa parcela da população, de alguns valores que acompanharam o desenvolvimento do ser humano. Estou falando de conceitos éticos e morais que diferenciaram o homem das cavernas, transformando-o no cidadão “civilizado” conhecido de hoje. Estou me referindo a falta de caráter, a ausência de amor próprio, à perda da noção do que é direito e o que é dever.

E nesse aspecto, acredito firmemente que um dos caminhos mais eficazes para a reconquista de valores essenciais para uma sociedade melhor e mais justa, passa pelo esporte.

Quando incentivamos a prática esportiva, estamos indiscutivelmente promovendo a socialização entre os indivíduos, fazendo com que aprendam a ser disciplinados, a cumprir horários, a respeitarem as regras. Quem pratica esporte, adquire o respeito pelos companheiros e pelos adversários, constrói um senso ético quanto à importância de competir e de aprender com as derrotas, a buscar a superação de limites, a conhecer, preservar e respeitar o próprio corpo.

Não consigo enxergar um projeto de formação de indivíduos sem que se inclua, além da educação formal e convencional, a formação esportiva. O esporte tem que ser a mola propulsora da criança e do adolescente inseridos no ambiente escolar. O esporte tem que ser o maior aliado da educação e vice versa.  

Obviamente que o esporte de alta performance, seja ele o futebol ou, como no caso de Assis, o basquete, assim como outras modalidades individuais ou coletivas, são fundamentais exatamente para despertar no jovem o desejo da sua prática. Os heróis de hoje estão invariavelmente ligados ao esporte.

Mas só teremos as equipes de alto rendimento ou performance, se tivermos a base, o celeiro de onde despontarão os futuros talentos e candidatos a heróis, fechando assim o ciclo.

Sob essa ótica, não podemos abandonar os projetos que têm surgido e que muitas vezes perecem pela absoluta falta de apoio, de recursos e até mesmo de reconhecimento. No caso de Assis, somos obrigados a destacar o projeto do Educando Através do Basquete, a Escolinha de Ginástica Artística, entre outros, vinculados à Autarquia Municipal de Esportes e porque não dizer, até mesmo do Movimento Legal, que apesar de apresentarem resultados expressivos no aspecto que estamos abordando, lutam ano a ano pela sua manutenção, nem sempre encontrando o apoio tão necessário para a sua sobrevivência.
É fundamental essa aproximação entre o esporte e a educação. Ou continuaremos lutando pelo fogo. É isso aí...

O texto acima é a transcrição da coluna Opinião e Reflexão, vai ao ar  às sextas-feiras, durante o programa Rotativa Sonora da Rádio Difusora de Assis AM 1140 Khz (veja link ao lado). 

Nenhum comentário: