domingo, 14 de agosto de 2011

PAI E FILHO


  Domingo. Enquanto o pai dava uma atualizada nas novas na internet, ao seu lado o filho, de 9 anos, estudava para a prova de história que teria no dia seguinte.
  O filho:
  - Pai, o que foram os “cara pintadas”?
  O pai responde:
  - Foi um movimento feito por jovens, na maioria estudantes, de todo o Brasil, para derrubar o então Presidente do Brasil.
  - Ah, igual aconteceu na Inglaterra na semana passada, onde eles quebraram e queimaram tudo? Continuou a criança, com aquele raciocínio característico.
  - Não. Respondeu o pai. – Aqui aconteceu tudo de forma pacífica e relativamente organizada.

_______________________________________________________
 - E esse tal presidente, teve que sair por quê? Os ministros dele também desviaram um monte de dinheiro público como esses que aparecem todo dia na TV e na net?”
__________________________________________________


  E a criança, com sua inesgotável curiosidade, não dava trégua:
   - E é verdade que eles conseguiram derrubar esse presidente, pai?
  O pai, que ainda não tinha tirado os olhos do notebook, se volta, surpreso:
  -É. Eles foram muito importantes e acabaram encorajando os deputados e senadores a exigirem a saída daquele presidente.
  E o menor não se dá por satisfeito:
  - E esse tal presidente, teve que sair por quê? Os ministros dele também desviaram um monte de dinheiro público como esses que aparecem todo dia na TV e na net?
  - Não. Rebateu o pai. – Aquela vez foi mais um problema de sustentabilidade política mesmo, não foi como agora que todo dia aparece uma fraude ou um desvio de dinheiro público.
  E a criança, com sua sanha inquiridora:
  - Então porque é que os “caras pintadas” não voltam pras ruas?
  No que o pai, com aqueles olhos perdidos de quem olha para o passado e descobre que não tem o que responder:
  - Pois é, filho. Pois é...

3 comentários:

Mirna disse...

Saulo,
A meu ver, os caras pintadas, foram apenas uma gota no oceano. Collor não quis dividir e fatiar o poder e a mamata com outros partidos. Por isto caiu. Mas valeu a atitude destes jovens, pelo menos, mostraram garra. Não é só um menino que não sabe quem são eles. Conversando com um rapaz de 25 anos, sobre esta questão, ele não soube me dizer que movimento foi este. Estamos ainda na idade da pedra, porque cultura é uma coisa que está longíngua demais para os jovens de hoje. É uma pena! Se a população fosse um pouco mais esclarecida já havia se manifestado contra esta corrupção que atordoa e entorpece.

Anônimo disse...

Concordo com a Mirna! Já passou da hora de o brasileiro se posicionar contra esses politicos corruptos que assolam e degradam o erario público, seja no Muniipio; seja no estado ou união!!! Chega de CORRUPÇÃO!! CANA AOS MENSALEIROS DE PLANTÃO.

Anônimo disse...

Mirna tem razão estamos com um mal chamado, apatia causada pela impunidade,pois,os cidadãos estão atordoados ,entorpecidos com tanto descaso das "autoridades",diante de de tanta cara de pau...