domingo, 20 de maio de 2012

FRATERNAL OU SURREAL?


     Demorou. Mas, para não fugir do lugar comum, antes tarde do que nunca. A apresentação do relatório parcial da CEI sobre o programa Minha Casa Minha Vida, deve ser encarada como um marco nesse período político da cidade de Assis iniciado em 2004. Após uma enxurrada de denúncias - gravíssimas, graves e nem tanto - contra a atual administração, o fisiologismo reinante no legislativo transformava o cenário numa situação surreal. Tudo lindo e maravilhoso, apesar de fatos e documentos demonstrarem exatamente o contrário.

  Mas os trabalhos desta CEI, cujos méritos devem ser creditados apenas ao seu Presidente, Vereador Timba e ao Relator Kiko Binato, ao menos oficialmente demonstram, como já disse, nem tudo é rosa nesse país das maravilhas.

  Em que pese a total falta de apoio, inclusive dentro da própria Câmara, o simples fato dessa comissão ter existido já demonstra que a situação chegou a um ponto tal, que não há mais como ficar varrendo a poeira para baixo do tapete.

  Tudo bem que, em ano de eleição coisas acontecem, posições se invertem de acordo com o cenário da disputa que se avizinha, mas já é um começo.

  Do pouco que foi apurado, fica evidente que o programa foi usado politicamente, como a impressão geral já demonstrava, atropelando critérios de distribuição. Tudo leva a crer que também os critérios técnico-construtivos foram simplesmente ignorados, fiscalização zero.  Mas a simples abertura da Comissão Especial de Inquérito já foi um fato digno de nota, mas seus signatários fizeram exatamente aquilo para o que foram eleitos. Fiscalizar o Poder Executivo.

  Gradativamente, aqueles que tentaram (e tentam) obstaculizar toda e qualquer iniciativa de se verificar eventuais irregularidades vão começar a receber o feedback das ruas, que por incrível que pareça, demora a entrar nos blindados gabinetes do poder. Mas vai entrar, porque a blindagem começa a trincar. E aí amigo, salve-se quem puder. Mas pode faltar salva-vidas. É isso aí.


4 comentários:

Roberto de Almeida Floeter disse...

Parabéns aos nobres edis pelo empenho em tentar abrir uma das "caixas pretas" em que se transformou este demagógico programa de casas populares em Assis, pois minhas preocupações já foram demonstradas neste o momento da escolha da área, da aplicação de recursos do PAC na mesma e depois da "deliberada" compra e aprovação do loteamento e liberação dos recursos. Afinal qual foi o papel da prefeitura?

Anônimo disse...

Saulo

Que saudades de vereadores que passaram pela nossa camara. Feliciano Barboza, Milton Rocha, Onozor Fonseca, Joel dos Santos, Lorival Servilha etc etc...Eles honraram os votos que receberam da população, exercendo um papel ativo de fiscalização do poder executivo.
Salvo pouquíssimos, dois no máximo, os demais cumprem um triste ritual de dizer amem, amem, amem...
E a imprensa assisensse? Ela que deveria soltar a voz contra tanta bandalheira, se cala criminosamente. Está vergonhosamente amorda$$ada.Por onde andam Ari Ferreira da Costa, Lourival Servilha, Celso Camilo Costa. A Bebel assumiu sozinha a missão de combater os desmandos da administração! Mesmo o Portugues tem pegado de leve, talvez antevendo a filiaçã´do prefeito nos quados do PT. Pobre Assis...

Anônimo disse...

O anônimo ai de cima, tem razão...todos os que se dizem "HOMENS" na imprensa assisense...não chegam aos pés da Sra. Bebel, que mesmo sendo mulher,... tem mais coragem que todos estes "HOMENS" juntos.

Anônimo disse...

Olha, não estou vendo ninguém fazer nada....todo mundo parado olhando o bonde passar....verdadeiro absurdo da sociedade assisense, pela omissão...aos vereadores, descaso...trabalhos medíocres....interesses próprios e para fins eleitoreiros......