domingo, 6 de maio de 2012

CAUSA

  Leio na mídia  que o ex-presidente Lula foi agraciado com o título de “Doutor Honoris Causa” por cinco universidades federais do Rio de Janeiro. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).


  É preciso mencionar o nome completo e as siglas das instituições políticas, ops, de ensino, para que a gente sempre se lembre quem faz o que nesse gigante varonil e quais são os rumos da alquebrada educação brasileira.

  São raras e pontuais as notícias de um professor doutor brasileiro que publica algo realmente relevante, quase sempre por falta de verba para pesquisa ou infraestrutura, mas menos raras são as notícias de superfaturamentos, desvios e outras “cositas mas”, principalmente nas Universidades Federais. Nem vou falar das históricas lambanças do Enem.

  Justo o ex, que sempre deixou claro que, apesar de jamais ter estudado, conseguiu chegar ao posto máximo da República, macunaimicamente zombando de todos que “ralam” para estudar, para se formar, para manter a família. E bem a propósito na cerimônia-show “baba ovo” que foi montada, o local de destaque estava a reservado e devidamente marcado à senhora “presidenta”, confirmando o assassinato da língua portuguesa.

  Se ao menos o título tivesse sido outorgado pela Universidade Estadual da Paraíba, que anunciou também nessa semana que vai inaugurar uma extensão de seu campus universitário no Presídio Regional do Serrotão, em Campina Grande. Isso mesmo, saiu na Folha de quarta feira. Agora os presidiários vão ter direito a cursar uma universidade. Pública é claro.

  Pois é. Aqui presidiário tem direito a auxílio reclusão, visita íntima, redução de pena... E analfabeto ganha título de Doutor Honoris Causa.

  Tenho dois filhos prestando vestibular e uma coisa é certa: se eu puder influenciar, já sei onde vou aconselhá-los a NÃO ESTUDAR. As Federais do Rio, definitivamente, não são opção. É isso aí. 

10 comentários:

campanatti disse...

Pois é... sou Doutor e mestre pela Universidade de São Paulo e Doutor Honoris Causa pela Academia Mundial de Educação com sede em Lima no Peru e infelizmente, cada vez mais, temos que conviver com a banalização do título de Doutor, em especial o de Doutor honoris causa. É lamentável... um abraço;
CAMPANATTI...
Assis - SP

Roberto de Almeida Floeter disse...

Lamentável o seu comentário...um q texto que revela entre outras coisas um certo preconceito...

ricardo bergonso disse...

é verdade......mais um absurdo dos pais das bananas............

ricardo bergonso disse...

lamentavel episódio.............

Anônimo disse...

É realmente lamentavel. A palavra preconceito tornou-se o grande escudo dos incompetentes. O meu amigo Campanatti, comprovadamente Doutor e Mestre, terá como colega alguem que confessou no microfone da Globo, jamais ter lido um livro. E o pior é que ele disse isso gabando-se do fato. Mas não vai ficar somente nisso. Em São Paulo, estão prometento construir uma "pirâmide" para homenagear o mesmo senhor. E, com dinheiro público.

Mirna disse...

Simplesmente, sinto asco dessas honrarias prestadas ao ex-presidente, um populista que sempre desprezou e desdenhou estudos e leituras. Mas como tudo pode acontecer nesse país de bananas, também virou moda premiar quem não merece. Fiz mestrado, doutorado e, enfim, dediquei minha vida ao aprimoramento da profissão. Daí, pergunto: Para que? Para ganhar um salário ridículo? Para assistir essas palhaçadas que colegas de outras Universidades se submetem e se rebaixam para prestar homenagens a esse senhor? Alguém pode me dizer o por que dessas honrarias? O que esse infeliz fêz? Vejo que a única capacidade que ele tem é a de ser mestre em articular compadrios com partidos esvaziados de representabilidade e repletos de interesses escusos. O país foi sucateado: é o toma lá da cá. Pois é, e assim, a vida continua nesse brasilzinho de cachoeiras...

almir disse...

sabe dificil saber que existem pessoas cegas pela vaidade pessoal em tudo de bom é esquecido pelo tapa olho da falta de capacidade de ver o que de bom foi construido não seria melhor aplaudir o vencer mesm odo mais simples cidadão ou voce acha que so pessoas simples devem viver no anonimato de vossa ignorancia lamentavel seu texto e olha que lhe acompanho semanalmente

Saulo Ferreira disse...

Pois é Campanatti, como você pôde observar dos comentários que seguiram ao seu, o "preconceito" virou argumento de defesa de (quase) tudo de errado, o que foi muito bem colocado pelo "Anônimo" que comentou no dia 08/05. Justifica inclusive roubar, violar contas de caseiros, mandar matar prefeitos, receber verbas públicas para a promoção de eventos, e tantas outras coisas que vemos diariamente. Você que se graduou e se doutorou por seus méritos próprios deve saber as dificuldades que passou (e sua família). Enquanto aqueles que tudo justificam pelo "preconceito das elites", preferem a analfabeta titulação. Fazer o que?

Carlos Castro - Bauru - SP disse...

Aí Saulo, para aqueles que acharam que sua postagem é de conteúdo preconceituoso, olha o que fez um ex estudante de uma das universidades:

Reitor da Universidade Federal Fluminense

Comunico que enviei para você nesta data, por Sedex (código para rastreamento SI375026628BR), o meu diploma de Engenheiro Industrial Metalúrgico outorgado por essa universidade, anexado a carta no seguinte teor:

ABRE ASPAS

SR. ROBERTO DE SOUZA SALLES

MAGNÍFICO REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE


Anexado à presente, devolvo a essa universidade, aos seus cuidados, o meu diploma de Engenheiro Industrial Metalúrgico outorgado por essa universidade. Esse diploma foi motivo de grande orgulho para mim, desde quando o conquistei e recebi, até o dia 4 de maio de 2012, quando essa universidade, sub sua regência, outorgou o título de Doutor Honoris Causa a Luiz Inácio ?Lula? da Silva.

Não aceito ser bacharel por uma universidade que, por um lado, é tão rigorosa ao selecionar e diplomar seus alunos e, por outro lado, outorga alegremente o título de Doutor Honoris Causa a um indivíduo que ao longo de toda a sua vida pública tem demonstrado reiteradamente profundo desprezo pela educação formal.

Sem levar em conta aspectos éticos e políticos da história desse indivíduo, entendo que qualquer reitor de qualquer universidade que outorgar a ele qualquer título honorífico estará debochando de todos aqueles que concorreram a vagas, cursaram faculdades e se diplomaram nessa universidade. A Universidade Federal Fluminense praticou, sob a sua regência, um ato de vassalagem voluntária que denigre a história da universidade e diminui o mérito de todos que nela conquistaram algum título respeitando a educação formal e se dedicando ao estudo e à aquisição de conhecimento.

A História mostra que muitas pessoas e até mesmo povos inteiros já foram submetidos a vassalagem involuntária. A História mostra também que muitos resistiram e lutaram bravamente contra essa vassalagem involuntária e, independentemente do sucesso ou do fracasso dessa luta, o simples fato de terem resistido e lutado os honra. A grande maioria se acomodou e isso não constitui uma desonra ? apenas faz parte da natureza humana. A verdadeira desonra é a vassalagem voluntária ? que caracteriza uma minoria que ainda não entendeu e não representa a verdadeira natureza humana.

Preste vassalagem em seu próprio nome. Não envolva a universidade e o seus corpos docente e discente passados, presentes e futuros nos seus atos de vassalagem. Se quer se dar ao desfrute de espojar diante de quem quer que seja, tenha a coragem de fazê-lo em seu próprio nome, sem arrastar no chão a toga da Universidade Federal Fluminense.

Receba, senhor Reitor, o meu profundo pesar e a mais plena reprovação por esse ato.


República Federativa do Brasil, 7 de maio de 2012



(assinatura)

Avelino Rui de Oliveira Taveiros

Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda

Décima Terceira Turma


FECHA ASPAS

Avelino Taveiros

RICARDO SIMINES SCOPIM disse...

VALE COMO COMENTÁRIO, UM POUCO TARDE, POIS SOMENTE HOJE TIVE TEMPO DE LER o BLOG, NO CASO DE DE DAR A ELE O TÍTULO DE DOUTOR A UNIVERSIDADE JÁ O FEZ, E ISSO É DE EXTREMA IDIOTICE, SE É QUE TEM OUTRO SINÔNIMO PARA TAL, MAS....

HOJE OUVI POR UMA RÁDIO, SE NÃO ME ENGANO DO PARANÁ, QUE A PREFEITURA DE SÃO PAULO POR INTERMÉDIO DO grande PREFEITO gilberto kassab IRÁ DOAR UMA ÁREA NO CENTRO DE SÃO PAULO PARA A FUNDAÇÃO LULA, COM DIREITO DE EXPLORAÇÃO POR LONGOS 99 ANOS.

PASMEM, UMA ÁREA DE 4,5 MIL METROS QUADRADOS, E UMA VERDADEIRA BAGATELA O VALOR DESTA MESMA, ALGO EM TORNO DE 25 MILHÕES DE REAIS.

COM TUDO ISSO QUE LI E OUVI CHEGO A UMA SÓ CONCLUSÃO, QUE A EDUCAÇÃO FICA SEMPRE EM ÚLTIMO PENSANMENTO QUANDO SE PENSA EM ALGUM TIPO DE INVESTIMENTO.

E COMO DIZ UM COMERCIAL DE UMA GRANDE BANCO BRASILEIRO, "VAMOS JOGAR BOLA QUE TUDO VAI DAR CERTO, O FUTEBOL MUDA O AMANHÃ (FUTURO)".

É ISSO AI!